data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (BD, 22/03/2021)
Na vigência da bandeira preta, lojas estão autorizados a funcionar de segunda a sexta, entre 9h e 19h
A Federação das Associação Comerciais do Estado (Fecomércio-RS) pediu que o governo do Estado autorize a abertura do comércio nos finais de semana. Atualmente, o modelo do Distanciamento Controlado permite o funcionamento das lojas de segunda a sexta-feira.
A solicitação para abertura do comércio em todo o Estado tem o apoio, também, do Sindilojas Região Centro. A Fecomércio-RS alega, no pedido, que a medida de restringir o funcionamento aos finais de semana provoca o efeito contrário do desejado, sendo ainda mais evidente com a chegada da semana da Páscoa:
- A restrição de abertura do comércio a horários reduzidos não tem o efeito esperado de diminuir a circulação e acaba por provocar maior concentração de pessoas nos estabelecimentos que permanecerem abertos - diz o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Prefeitura anuncia pacote com medidas para ajudar empresas
A entidade pede que o governador reconsidere a medida e reforça seu compromisso em estimular o cumprimento rígido de todos os protocolos de saúde nas empresas, assim como já ocorre desde o ano passado.
SEM MUDANÇAS
Segundo o governo do Estado, todos os pedidos referentes às regras e protocolos do Distanciamento Controlado são encaminhados ao gabinete de crise para análise. No entanto, neste momento, as regras que impedem a abertura do comércio aos finais de semana e o funcionamento de bares e restaurantes à noite seguem mantidas.
A última análise em relação a pedidos anteriores por parte de alguns setores verificou que em função da pressão hospitalar (ocupação de 100% dos leitos de UTI) e do baixo estoque de medicamentos do kit intubação nos hospitais (problema verificado em várias regiões do país) não seria possível ampliar as flexibilizações. Os dados e indicadores seguem sendo monitorados e analisados diariamente pelo comitê para deliberar sobre as solicitações que vão sendo recebidas.