estado

Fecomércio pede a abertura de lojas nos finais de semana

18.299

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (BD, 22/03/2021)
Na vigência da bandeira preta, lojas estão autorizados a funcionar de segunda a sexta, entre 9h e 19h

A Federação das Associação Comerciais do Estado (Fecomércio-RS) pediu que o governo do Estado autorize a abertura do comércio nos finais de semana. Atualmente, o modelo do Distanciamento Controlado permite o funcionamento das lojas de segunda a sexta-feira.

A solicitação para abertura do comércio em todo o Estado tem o apoio, também, do Sindilojas Região Centro. A Fecomércio-RS alega, no pedido, que a medida de restringir o funcionamento aos finais de semana provoca o efeito contrário do desejado, sendo ainda mais evidente com a chegada da semana da Páscoa:

-  A restrição de abertura do comércio a horários reduzidos não tem o efeito esperado de diminuir a circulação e acaba por provocar maior concentração de pessoas nos estabelecimentos que permanecerem abertos - diz o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Prefeitura anuncia pacote com medidas para ajudar empresas

A entidade pede que o governador reconsidere a medida e reforça seu compromisso em estimular o cumprimento rígido de todos os protocolos de saúde nas empresas, assim como já ocorre desde o ano passado. 

SEM MUDANÇAS

Segundo o governo do Estado, todos os pedidos referentes às regras e protocolos do Distanciamento Controlado são encaminhados ao gabinete de crise para análise. No entanto, neste momento, as regras que impedem a abertura do comércio aos finais de semana e o funcionamento de bares e restaurantes à noite seguem mantidas.

A última análise em relação a pedidos anteriores por parte de alguns setores verificou que em função da pressão hospitalar (ocupação de 100% dos leitos de UTI) e do baixo estoque de medicamentos do kit intubação nos hospitais (problema verificado em várias regiões do país) não seria possível ampliar as flexibilizações. Os dados e indicadores seguem sendo monitorados e analisados diariamente pelo comitê para deliberar sobre as solicitações que vão sendo recebidas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'O perigo não está no comércio', afirma proprietária da Bellart

Nascidos em novembro podem atualizar dados no Caixa Tem Próximo

Nascidos em novembro podem atualizar dados no Caixa Tem

Economia